RUA DO PISÃO
AÇORES
Conjunto de Apartamentos Turísticos
Angra do Heroísmo, 2019-2023
.
A obra localiza-se na Rua do Pisão, um arruamento sinuoso que outrora acompanhava paralelamente a Ribeira dos Moinhos, velha levada em cantaria aparelhada que funcionou durante cinco séculos como espinha dorsal da cidade de Angra do Heroísmo.
As edificações construídas durante este primeiro ciclo da cidade criaram uma unidade urbana muito característica: compacta e irregular que contrasta significativamente com a Baixa de Angra. No interior dos quarteirões os inúmeros terraços, suportados por muros em pedra basáltica, constroem a estabilidade para casas, pequenas hortas e pomares, que, justapondo-se, criam uma irregularidade de superfícies e volumes que descem pelo anfiteatro natural de Angra até ao Rossio, hoje Praça Velha. A encosta ocidental deste outeiro é ocupada pelo Jardim do Duque de Terceira, terrenos antes ocupados pelas cercas dos antigos Convento dos Jesuítas e Convento de São Francisco.
Trata-se da reabilitação e ampliação de um edifício existente que antes da intervenção funcionou como casa de família, transformando-o num complexo de alojamento turístico na modalidade de apartamentos. Inclui ainda a recuperação paisagística do terreno envolvente, inspirada e integrada na flora da Ilha Terceira, onde se privilegiará a conservação de espécies já existentes e a plantação de outras, autóctones, para mostruário da flora endémica.
A construção existente, classificada no Plano de Salvaguarda da cidade, será totalmente reabilitada e remodelada ao nível interior e dará origem a 4 apartamentos turísticos. O terreno sobrante, com cerca de 600 m2, desenvolve-se em duas plataformas de cotas diferentes e possui, a sul, uma vista única e deslumbrante, do Monte Brasil ao Ilhéu das Cabras. Localizado no cimo da urbe, debruça-se sobre o casario da cidade, tendo como horizonte o céu e o Atlântico. A premissa principal será de, naturalmente, privilegiar as vistas sobre esta magnífica paisagem, oferecendo-a em todo o seu esplendor aos visitantes. Aproveitando o socalco natural existente no terreno e sobranceiro ao mesmo, é proposto um novo edifício, totalmente imperceptível a partir da “casa mãe”, de volumetria adaptada ao terreno, que se fundirá com o jardim superior e albergará mais 2 unidades de alojamento.
Planta do Piso -1
Planta do Piso 0
Planta do Piso 1
Planta do Piso 2
Localização Rua do Pisão, Angra do Heroísmo, Açores
Cliente Privado
Projecto Sónia Carvalho Cabaça e Catarina Viegas de Sousa
Colaboração Ana Peixoto Pereira e Matilde Esteves Calado
Área de Construção 611,00 m2
Arquitectura Paisagista Baldios
Empreiteiro Geral Construções Matos
Carpintaria Carpintaria Central da Benedita
Fotografia Jorge Figanier Castro