Rua do Pisão

AÇORES

Conjunto de Apartamentos Turísticos

Angra do Heroísmo, 2019-2023

A Obra localiza-se na Rua do Pisão, um arruamento sinuoso que outrora acompanhava paralelamente à Ribeira dos Moinhos, velha levada em cantaria aparelhada que funcionou durante séculos como espinha dorsal da cidade. Numa relação muito estreita com a baía, a Ribeira dos Moinhos tornou-se um eixo hídrico de extrema importância para o desenvolvimento e organização de Angra, abastecendo-a, alimentando a indústria e dinamizando o porto. Aproveitando o declive do arruamento, as águas eram daqui distribuídas para tanques, condutas, fontanários, lavadouros e bebedouros públicos. A energia cinética dos caudais de água era transformada em energia mecânicapor meio de rodas hidráulicas, fazendo funcionar moinhos, pisões de pastel, engenhos de pregos, serras de água, fábricas de tabaco e alçarias. Desta forma, a zona da Rua do Pisão foi sede do primeiro núcleo populacional de Angra que se espalhou da zona alta para a zona baixa da cidade. No interior dos quarteirões os inúmeros terraços, suportados por muros em pedra basáltica, constroem a estabilidade para casas, pequenas hortas e pomares, que, justapondo-se, criam uma irregularidade de superfícies e volumes que descem pelo anfiteatro natural de Angra até ao Rossio, hoje Praça Velha.

 

 

 

Axonometria geral da proposta

 

Tratou-se da reabilitação e ampliação de um edifício existente que funcionou como casa de família. Inclui também a recuperação paisagística do terreno envolvente, inspirada e integrada na flora da Ilha Terceira, onde se privilegiou a conservação de espécies existentes e a plantação de outras, autóctones, para mostruário da flora endémica.

A construção existente, datada do século XVI e classificada no Plano de Salvaguarda da cidade Património Mundial foi totalmente reabilitada e remodelada ao nível interior, dando origem a 4 apartamentos turísticos. O terreno sobrante, com cerca de 600 m2, e que se desenvolve em duas plataformas de cotas diferentes possui, a sul, uma vista única e deslumbrante, do Monte Brasil ao Ilhéu das Cabras. Localizado no cimo da cidade, debruça-se sobre o casario, tendo como horizonte o céu e o Atlântico. A premissa principal do projecto foi de, naturalmente, privilegiar as vistas sobre esta magnífica paisagem, oferecendo-a em todo o seu esplendor aos visitantes. Aproveitando o socalco natural existente no terreno, construiu-se um novo edifício totalmente imperceptível a partir da “casa mãe”, de volumetria adaptada ao terreno e cuja cobertura se funde com o jardim superior. Os dois óculos abertos no jardim, que metaforizam os vulcões que formaram a ilha, escondem pátios ingleses que buscam a luz natural para os quartos dos dois novos apartamentos. 

 

Planta do Piso -1

Planta do Piso 0

Planta do Piso 1

Planta do Piso 2

 

 

LOCALIZAÇÃO   Rua do Pisão, Angra do Heroísmo, Açores

CLIENTE   Privado

PROJECTO   Sónia Carvalho Cabaça e Catarina Viegas de Sousa

COLABORAÇÃO   Ana Pereira/ Matilde Calado

ÁREA DE CONSTRUÇÃO   611,00 m2

ARQUITECTURA PAISAGISTA   Baldios

EMPREITEIRO GERAL  Construções Matos

CARPINTARIA   Carpintaria Central da Benedita 

FOTOGRAFIA   Jorge Figanier Castro