Sobre Nós

Num projecto profissional maduro e depois de vinte anos de ricas experiências nacionais e internacionais, Sónia Carvalho Cabaça funda o atelier SCC Arquitectos no ano de 2017. Catarina Viegas de Sousa junta-se ao projecto em 2019, após ter colaborado com vários ateliers desde 1999.

Acreditando que a arquitectura comanda o desenvolvimento de uma sociedade equilibrada, o atelier dedica-se a desenvolver projectos que se equilibrem entre o respeito pelos valores dessa disciplina e a sua adaptação ao meio ambiente, do qual resulta um balanço que privilegia a qualidade de vida individual e colectiva e, consequentemente, a integridade do indivíduo enquanto ser social.

“Um edifício é propriedade de todos os cidadãos. Dos que nele vivem e dos que com ele convivem. Por isso, digo que o arquitecto deve dar às suas obras
o seguinte: serenidade. Dentro da serenidade há ordem, algo que não inquiete, porque as coisas que inquietam cansam.”

Josep Antoni Coderch (1911 -1984) 


Sónia Carvalho Cabaça licencia-se em Arquitectura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Lusíada de Lisboa em 1998. Em 1999 realiza uma Pós Graduação em Análise e Investimento Imobiliário pelo ISCTE. Entre 2000 e 2002 inicia o Mestrado em Construção pelo Instituto Superior Técnico. Am mesmo tempo, torna-se assistente estagiária (no âmbito do apoio ao ensino) das Cadeiras de Construção Tradicional e Edificações, pertencentes à licenciatura em Arquitectura do Instituto Superior Técnico. Foi também Docente convidada do curso “Construções em Alvenaria de Pedra e Terra Aditivada”, FUNDEC, IST. 
 Entre 1995 e 1998, ainda enquanto estudante e após a licenciatura, colabora com o Atelier Central arquitectos em vários projectos nas suas várias fases de execução. Entre 1998 e 2001 colabora nos ateliers dos arquitectos Manuel Tainha e Regino Cruz arquitectos. Ao mesmo tempo, entre 1998 e 2004 desenvolve vários projectos a título individual, nomeadamente edifícios de habitação colectiva, moradias, e residências para idosos. Em 2004 funda o atelier OW arquitectos, onde permanece até 2016, desenvolvendo projectos de vários tipos e escalas em Portugal, Angola e Moçambique. Em 2017 constitui o atelier SCC arquitectos, onde tem vindo a desenvolver projectos para reabilitação/construção nova de edifícios, moradias, apartamentos, hotelaria, comércio e escritórios.  

Catarina Viegas de Sousa é formada em Arquitectura pela FAUTL deste 1999. Realizou estágio curricular no atelier do arquitecto Pedro Maurício Borges em 1998 e estágio profissional no atelier do arquitecto Gonçalo Byrne em 2000. Entre 2000 e 2006 colaborou no atelier do arquitecto Gonçalo Byrne e também no atelier Risco SA. De 2006 a 2015 exerceu funções de directora de projecto no atelier Promontório e entre 2015 e 2019 no atelier Barbas Lopes, onde coordenou , entre outros projectos, o Edifício FPM41.
Em 2020 uniu-se a Sónia Carvalho Cabaça, trazendo ao atelier toda a sua rica e diversificada experiência.