Avenida Padre Nabeto

Estrutura Residencial para Idosos (ERPI) e Centro de Dia

Palmela - Setúbal, 2024

A área de intervenção na qual se pretende implantar o edifício situa-se num lote localizado na periferia da vila de Palmela.

É pretensão do Promotor que a ligação viária seja feita através da Avenida Padre Nabeto, a sul. Partindo desta premissa e considerando que o lote se encontra a uma cota mais baixa do que a Avenida, optámos por encaixar o edifício na topografia. Assim, apesar de ser composto por dois pisos acima do solo, a sua leitura a partir de Avenida é apenas de um, tirando partido do ligeiro declive do terreno. Esta composição volumétrica permite igualmente que para o piso de estacionamento não seja necessário um volume de escavação muito elevado. 

Esta opção conceptual confere mais privacidade aos espaços sociais e privados da residência, que se “abrem” maioritariamente para o interior do lote.

O programa distribui-se por três corpos ortogonais e de diferentes alturas, formando um “U”.

Esta configuração permite a criação de uma relação muito franca entre interior e exterior, definindo-se espaços exteriores heterogéneos de variadas características e que permitem diferentes usos.

Em termos de linguagem volumétrica, o edifício apresenta uma malha ritmada e regular, que se reflete nas fachadas e na organização dos espaços. Para além de lhe conferir uma identidade coesa e diferenciada, esta opção permite uma maior racionalização de custos e de obra, viabilizado um eventual faseamento desta, se necessário.

 

 

O edifício contempla um total de 40 quartos (4 duplos, 8 simples e 8 triplos), divididos por três alas. No piso de entrada (piso 1) encontra-se localizada uma ala com 16 quartos e no piso inferior duas alas com 11 e 13 quartos.

Todas as alas possuem acesso directo aos espaços sociais (no caso da ala do piso superior, através de dois elevadores) e, de acordo com o solicitado pela Portaria 349/2023, encontram-se equipadas com salas de estar com copa. Possuem também arrumos independentes para rouparia e produtos de limpeza.

Uma vez que a modulação do edifício permite uma franca liberdade de desenho dos espaços, é importante também referir que os quartos poderão apresentar outras tipologia que o Dono de Obra considere mais convenientes. Pelo facto de ter de existir uma grande racionalização de custos e uma vez que a legislação o permite, os quartos duplos foram desenhados de modo a que duas unidades partilhem a mesma instalação sanitária.

 

 

 

 

 

 

 

 


LOCALIZAÇÃO  Avenida Padre Nabeto, Palmela

CLIENTE  Santa Casa da Misericórdia de Palmela

PROJECTO/ OBRA  2024

ÁREA DE CONSTRUÇÃO  3.584,89 m2

CLASSIFICAÇÃO   3º LUGAR