Rua Alegre

Moradia no centro da Vila de Pias

Serpa, 2019

.

O lote possui uma forma muito irregular, fruto do crescimento da malha urbana da vila ao longo do tempo. Possui também um declive assinalável (cerca de 2 metros) entre as duas ruas onde se irão localizar as entradas de pessoas e veículos. Encontra-se em parte, delimitado por construções precárias e/ou por fachadas cegas de carácter muito irregular. Assim, partiu-se de pressuposto de que a construção se desenvolveria a partir dos limites do terreno para o seu interior.

O projecto é constituído por três volumes interligados entre si que, por sua vez, integram as diferentes zonas da casa:

- Zona de entrada e de visitas;

- Zona de estar e de lazer;

- Zona privada da família .

O volume da zona de estar e lazer encontra-se orientado para o interior do lote, adossado ao muro nascente. Trata-se do espaço que engloba a esfera social da casa e é composto por um paralelipípedo de cobertura inclinada com uma água. Encontra-se directamente interligado com o primeiro volume através de uma escada que vence um desnível de 1 metro. Esta solução tornará o declive do terreno do logradouro menos acentuado. A piscina encontra-se implantada de forma perpendicular ao volume, funcionando como um prolongamento exterior da zona de estar.

A zona privada da família possui a forma de paralelepípedo suspenso, o que permite a resolução de duas questões fundamentais:

- A utilização total quer física, quer visual do logradouro como espaço exterior;

- O volume exercerá funções de pérgola, formando uma área exterior de lazer onde o clima de verão não será tão agressivo.

A ligação entre as zonas social e privada é realizada através de um corredor justaposto ao muro sul, confinante com o Jardim Público. 




Localização  Vila de Pias, Serpa

Cliente  Privado

Projecto  2019

Área de Construção  350,00 m2