Sobre Nós

Num projecto profissional maduro e depois de vinte anos de ricas experiências nacionais e internacionais, Sónia Carvalho Cabaça funda o atelier SCC Arquitectos no ano de 2017. Catarina Viegas de Sousa junta-se ao projecto em 2019, após uma vasta experiência profissional iniciada em 1999. Acreditando que a arquitectura é uma disciplina essencial para o desenvolvimento de uma sociedade equilibrada, o atelier dedica-se a desenvolver projectos pensados, que privilegiem a qualidade de vida individual e colectiva e, consequentemente, a integridade do indivíduo enquanto ser social. 

“Um edifício é propriedade de todos os cidadãos. Dos que nele vivem e dos que com ele convivem. Por isso, digo que o arquitecto deve dar às suas obras o seguinte: serenidade. Dentro da serenidade há ordem, algo que não inquiete, porque as coisas que inquietam cansam.”

Josep Antoni Coderch “

Sónia Carvalho Cabaça (França, 1974) licencia-se em Arquitectura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Lusíada de Lisboa em 1997. Em 1999 realiza uma Pós Graduação em Análise e Investimento Imobiliário pelo ISCTE. Entre 2000 e 2002 frequenta o Mestrado em Construção pelo IST e torna-se monitora das cadeiras de Construção Tradicional e Edificações, pertencentes à licenciatura em Arquitectura. Foi também docente convidada do curso “Construções em Alvenaria de Pedra e Terra Aditivada”, FUNDEC, IST. Colaborou com o Atelier Central arquitectos e com os arquitectos Manuel Tainha e Regino Cruz. Em 2004 funda o atelier OW arquitectos, onde permanece até 2016, desenvolvendo projectos de vários tipos e escalas em Portugal, Angola e Moçambique. 

Catarina Viegas de Sousa (Moçambique, 1974) licenciou-se em Arquitectura pela FAUTL em 1999. Realizou estágio curricular no atelier do arquitecto Pedro Maurício Borges e estágio profissional no atelier do arquitecto Gonçalo Byrne, onde permaneceu até 2006. Entre 2006 e 2019 colaborou no atelier RISCO, exerceu funções de directora de projecto no atelier Promontório e também no atelier Barbas Lopes, onde coordenou, entre outros projectos, o Edifício FPM41. Em 2019 uniu-se a Sónia Carvalho Cabaça, trazendo ao atelier toda a sua rica e diversificada experiência.