AMARO GONÇALVES

HOTEL DE APARTAMENTOS ****

O edifício desenvolve-se em torno de um conceito que visa proporcionar aos hóspedes elevados padrões de vivência, bem estar e equilíbrio com a natureza. É composto por 10 apartamentos de tipologias T1 e T2 e uma estrutura de apoio comum que se desenvolvem em dois pisos sendo o inferior visto como um embasamento onde vários núcleos vão pousando ao longo do percurso longitudinal pelo espaço. Todos os apartamentos possuem acesso pelo corredor interior de distribuição do empreendimento sendo necessário entrar no edifício para lhe aceder.

Os apartamentos (4 de tipologia T1 e 6 de tipologia T2) são estruturalmente organizados em duplex, permitindo a privacidade necessária às suas áreas mais privadas que serão localizadas no piso superior. Ao nível térreo, possuem contacto directo com o jardim e piscina comuns.

Procurou-se a sua integração ideal no espaço envolvente e encontrou-se nas referências vernaculares da arquitectura local a sua essência. A sua estrutura espacial é composta por cheios e vazios, onde as tradicionais açoteias algarvias se encontram representadas nos terraços privados dos apartamentos. Os seus jardins de inspiração árabe possuem um desenho reticulado onde se integram espécies mediterrâneas como a laranjeira e a oliveira e se misturam com a vítrea piscina de águas claras. A tradicional “latada” localizada a nordeste, encher-se-á de verdes uvas ou coloridas buganvílias cuja principal função será ajudar a baixar a tórrida temperatura do sul.

A entrada do Balsa Aparthotel é pontuada por um jardim de manso arvoredo de espécies autóctones (pinheiros mansos, figueiras, amendoeiras), que encobre o volume dos apartamentos e encaminha o visitante para o espaço da recepção e pequenos almoços. Através das amplas vidraças e com o cheiro a pinheiro manso no ar, o hóspede desfrutará da sua primeira refeição do dia num espaço completamente reservado, fora do contacto visual com o recinto privado do hotel.

 

 

LOCALIZAÇÃO I   AZEDA DE BAIXO, SETÚBAL

CLIENTE I   SULHOTEL LDA.  

PROJECTO I    2005 - . . . . 

 

ARQUITECTURA I  

1ª FASE

SÓNIA CARVALHO CABAÇA - COORDENAÇÃO

ANA SILVA, SOFIA CABRITA 

2ª FASE

SÓNIA CARVALHO CABAÇA - COORDENAÇÃO

ANA PEREIRA  

 

FOTOGRAFIA I    FG+SG

  • Instagram
  • Facebook